Tel: (21) 3852-7675 | (21) 3852-7674
falecom@hatikva.com.br
Chamado Técnico
Grupo HatikvaGrupo HatikvaGrupo HatikvaGrupo Hatikva
  • Home
  • Empresa
    • Hatikva Informática
    • Hatikva Software
  • Soluções
    • Governança em Tecnologia
    • Service desk e Field service
    • Segurança e Controle de Acesso
    • Sistemas e Aplicações
  • Cases
  • Parceiros
  • Conteúdo
    • Blog
    • Na Mídia
    • Promocional
    • Downloads
      • Acesso Remoto
      • Anti-Virus
      • Bate Papo
      • Conversores
      • Ferramentas
        • Java
      • Navegadores
      • Utilitários
      • Verificações
  • Atendimento
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
    • Suporte

Cobrança indevida na conexão 4G… Você pode estar sendo cobrado sem saber!

    Home Blog Cobrança indevida na conexão 4G… Você pode estar sendo cobrado sem saber!
    NextPrevious

    Cobrança indevida na conexão 4G… Você pode estar sendo cobrado sem saber!

    By grupohatikva | Blog | Comments are Closed | 4 setembro, 2017 | 0

    Não é de hoje que ouvimos reclamações sobre os serviços prestados pelas operadoras de telefonia celular. Falta de cobertura, baixa qualidade de sinal e cobranças indevidas são algumas das reclamações mais comuns.

    Com o advento da tecnologia 4G, esperávamos uma considerável melhoria na qualidade dos serviços, principalmente de internet móvel. Em relatório divulgado pela consultoria OpenSignal no início de 2017, a velocidade da internet móvel de quarta geração brasileira é de 19,7 Megabit por segundo (Mbps), colocando-o mais de 2 Mbps antes da média global, mas na prática isso é bem diferente.

    Uma situação que não é divulgada pelas operadoras é uma falha nas redes 4G que vem gerando cobranças indevidas nos usuários.

    game-mercado-jogo-smartphone

    Vejam o relato do que aconteceu com uma pessoa de minha família… Preservarei o nome da pessoa, o nome da operadora e os números de protocolo e telefone:

    “Estou indignada com a operadora, venho reparando que meus créditos não duram, fui ver o detalhamento do consumo e me surpreendi com cobranças de acesso à Internet quase diárias sem eu ter utilizado. Fico em casa o dia todo, tenho wifi, raramente ativo os dados e quando saio de casa meu marido roteia a internet dele pra mim. Fui cobrada indevidamente nos dias 3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,29,30 e 31 de maio de 2017, nos dias 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,14,15,16,25 e 29 de junho de 2017, nos dias 1,2,3,10,11,12,13,14,16,17,18,19,20,21,22,25,26 e 27 de julho e nos dias 1,3,4,5 e 6 de agosto de 2017, cobraram 60 dias indevidamente! Quase 60 reais! Inadmissível!”

    Para nossa surpresa (ou não), vejamos a resposta da operadora em reclamação feita na Anatel:

    “Em atenção à ID N º XXXXXX, referente à reclamação de que está sendo cobrada de internet sem ter utilizado, registrada sob o protocolo Nº XXXXXXX, de 07/08/2017, contatamos a Senhora, no telefone (XX) XXXX-XXXX, para informar que, após análise verificamos que ocorreram cobranças referente a serviços de dados. Foram identificadas conexões, cuja ativação ocorre por meio do aparelho da Cliente, com os serviços de dados ativos ou não devido a ser uma característica da tecnologia 4G por ser mais forte e mais rápida. Sendo assim, mesmo com os dados móveis desligados a cobrança pode ocorrer em pequenas conexões caso ocorra queda, interferência e oscilações na rede WIFI. É necessária a verificação da Assistência Wi-Fi, pois, quando o cliente estiver utilizando com um nível de sinal muito baixo o aparelho busca a rede de dados como alternativa e se registra na rede, porém, não chega a trafegar, é apenas registro. Por exemplo: Motorola – Configurar – Sistema – Programador – “Dados de rede celular sempre ativos” e “Troca agressiva de Wi-fi para celular” (desativar).  Assim como as informações estão sendo esclarecidas neste atendimento, a partir desta a cliente fica ciente de seu funcionamento. Faremos a restituição em dobro e demais encargos, no valor total R$ 103,00 na linha (XX) XXXX-XXXX com prazo de validade de 90 dias, onde estes créditos se expiram em 12/11/2017. Em caráter de exceção foi concedido ao cliente um crédito de bom relacionamento no valor de R$ 20,00, onde a validade deste crédito irá acompanhar o período de vigência da sua última recarga e irá expirar em 12/11/2017 . Colocamo-nos à sua inteira disposição na Central de Relacionamento com o Cliente, para novos esclarecimentos.”

    De acordo com a operadora podemos ser cobrados com os serviços de dados ativos ou não,por ser uma característica da tecnologia 4G. Sendo assim, mesmo com os dados móveis desligados a cobrança pode ocorrer.

    Essa resposta nos deixa alguns questionamentos:

    • E se a pessoa não estiver acompanhando seu consumo?
    • As operadoras estão fiscalizando para devolver os créditos das cobranças indevidas?

    Nós sabemos o tratamento que o consumidor brasileiro tem com as prestadoras deste tipo de serviço, imaginemos quantas pessoas no país estão sendo cobradas indevidamente sem saber, aumentando o lucro das operadoras. Até quando ficaremos reféns dessa situação?

    Compartilhe:

    • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
    • Clique para imprimir(abre em nova janela)

    Relacionado

    anatel, telefonia

    grupohatikva

    More posts by grupohatikva

    Related Post

    • Anatel começa bloqueio de celulares piratas no DF e em Goiás

      By grupohatikva | Comments are Closed

      Smartphones oferecem perigos à saúde. Agência também mira nos roubos de telefones.  O bloqueio de celulares piratas foi iniciado pela Agência Nacional de Telecomunicações. Neste primeiro momento, a medida vale para smartphones irregulares que foram habilitadosRead more

      Compartilhe:

      • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
      • Clique para imprimir(abre em nova janela)

    • TIM oferece franquia de dados extra para usuários assistirem Netflix

      By grupohatikva | Comments are Closed

      Atenta ao consumo dos seus clientes, a TIM vai reformular seus planos pós-pagos e oferecer franquia separada para quem assiste a filmes, séries, jogos e desenhos usando o 4G. tim Foto: público / Canaltech ARead more

      Compartilhe:

      • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
      • Clique para imprimir(abre em nova janela)

    • Melhoria de serviços e fim da voz ditam o futuro das teles

      By grupohatikva | Comments are Closed

      Melhorar a rede e os serviços. Esse foi o tema do painel sobre o futuro das telecomunicações realizado nesta terça-feira no Futurecom, evento que discute os rumos do setor. Com participantes da TIM, Telefónica, QualcommRead more

      Compartilhe:

      • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
      • Clique para imprimir(abre em nova janela)

    • Bloqueio de celular roubado agora pode ser feito sem o número do IMEI

      By grupohatikva | Comments are Closed

      Está mais fácil bloquear celulares roubados, extraviados ou perdidos, bastando apenas ao usuário informar o número da linha para a operadora. Antes, era necessário anunciar os cerca de 15 números que compõem o identificador chamadoRead more

      Compartilhe:

      • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
      • Clique para imprimir(abre em nova janela)

    • Oi é multada em R$ 50 milhões por cobrança indevida aos clientes

      By grupohatikva | Comments are Closed

      A operadora Oi foi condenda a pagar uma multa de R$ 50 milhões por cobrar serviços de seus clientes sem permissão. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foram registrados 780 mil casosRead more

      Compartilhe:

      • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
      • Clique para imprimir(abre em nova janela)

    NextPrevious
    • Facebook
    • LinkedIn
    • Google+

    Sobre

    A Hatikva desenvolve projetos a partir de necessidades específicas da sua empresa. Utilizando as melhores ferramentas existentes no mercado, identificamos o problema e apresentamos a melhor solução.

    Horário e Informações

    Rua Miguel Couto, 131 - 7º Andar - Centro
    (21) 3852-7675 | (21) 3852-7674

    No blog

    • Satélite feito por Brasil e China será lançado em dezembro

      O satélite Cbers-4A, desenvolvido por brasileiros em parceria com a China, chegou

      Compartilhe:

      • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
      • Clique para imprimir(abre em nova janela)

      7 novembro, 2019

    Assine a Newsletter

    • Home
    • Hatikva Informática
    • Hatikva Software
    • Cases
    • Contato
    • Suporte
    Copyright 2016 Hatikva | Todos os direitos reservados
    • Blog
    • Cases
    • Contato
    • Conteúdo Promocional
    • Empresa
    • Fale com um Consultor em TI
    • Governança em Tecnologia
    • Hatikva Informática
    • Hatikva Software
    • Home
    • Na Mídia
    • Nossos Parceiros
    • Segurança e Controle de Acesso
    • Service desk e Field service
    • Sistemas e Aplicações
    • Suporte
    • Trabalhe Conosco
    Grupo Hatikva